quarta-feira, agosto 16, 2006

Tio Houaiss

Daí, um mocinho que eu conheci há muito tempo (não sei se ele lembra) deixa o seguinte recado no iogurte:

Vc não é cínica.
O cinismo é a corrente filosófica que não acredita em nenhuma corrente, voltada a destruir as idéias das outras correntes.
Vc é sarcástica.


Daí, eu fiquei preocupada. Sarcástica e burrinha? Fui perguntar para o Pai dos Burros:

Datação
sXV cf. IVPM

Acepções
■ adjetivo e substantivo masculino
1 Rubrica: filosofia.
relativo a ou adepto da doutrina dos filósofos gregos Antístenes de Atenas (444-365 a.C) e Diógenes de Sinope (400-325 a.C.), que se caracteriza esp. pela oposição aos valores sociais e culturais em vigor, com base na convicção de que não é possível conciliar leis e convenções estabelecidas com a vida natural autêntica e virtuosa
2 Derivação: por extensão de sentido.
que ou aquele que afronta ostensivamente as convenções e conveniências morais e sociais
3 (1844)Derivação: por extensão de sentido.
que ou aquele que é dado a atos e/ou ditos imorais, impudicos, escandalosos; desavergonhado, debochado, sarcástico
4 Derivação: por extensão de sentido.
que ou aquele que fala ou age com descaso, impudência, falta de escrúpulos; petulante, atrevido
5 Rubrica: teatro.
diz-se de ou personagem-tipo de indivíduo inescrupuloso, hipócrita, sarcástico

****************************************

Então, tá. Estou ficando velha, cínica e sarcástica. Na verdade, acho que estou ficando é besta mesmo!

Nenhum comentário: