domingo, novembro 26, 2006

Turistas e Albergue

Quando eu vi o filme "Hostel" - "O Albergue", em português - a primeira coisa que eu pensei foi: "Ihh... acabou o turismo na Eslováquia". Eu me apaixonei por esse filme. Vi um zilhão de vezes, dei o DVD para o Ysaac, recomendei para um monte de gente. E sempre soltava a frase: "Cabou turismo na Eslováquia".

Bom... agora nós vamos experimentar desse gostinho com o filme "Tourists". A história é aquela mesma: turistas chegam ao Brasil, muita praia, muito sexo, muita bebida, drogas... de repente tudo muda. Eles são seqüestrados, espancados, drogados e têm os órgão retirados e contrabandeados.

Eu fiquei aqui pensando... não vou nem citar os exemplos de filmes americanos e europeus que têm como tema principal a violência e, como personagens, psicopatas de primeira linha. O que acontece, então? Por que os filmes que mostram a miséria financeira e humana de países subdesenvolvidos são recebidos como ameaças à imagem da nação? E por que, nos casos dos países desenvolvidos, essas situações de violência são tratadas como ficção? Ainda não ouvi qualquer pessoa dizendo: "Ah, não. Eu não vou a Paris depois de ter assistido a 'Irreversível'. Imagina, ser violentada na passagem de pedestres!". Mas algumas pessoas já me perguntaram se aqui no Brasil as anacondas atacam quem passeia de barco pelo Amazonas. Ou se existem macacos andando pelas cidades, pelas praias.

Sei que a Embratur vai tomar algumas atitudes para minimizar os efeitos do tal do filme.

Eu, como boa brasileira que sou, vou contribuir com uma sugestão de slogan para essa campanha:

BRASIL. VENHA SEM MEDO. NOSSAS BUNDAS NÃO MORDEM.

Nenhum comentário: