sexta-feira, junho 25, 2004

Saiu na chuva...

Eu disse que não queria falar sobre isso, mas não consegui conter a minha grande boca. Então, como diria o saudoso Vicente Matheus, "quem está na chuva é para se queimar".

A pedidos:

O Analfabeto Político
Bertold Brecht


O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe que o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

*****************************************************************************

E esse analfabeto não é necessariamente aquele que não sabe ler, que não consegue interpretar um texto, que não sabe assinar o próprio nome. É também aquele que não se informa (como o texto diz, magistralmente). Aquele que vai empurrando com a barriga, que vai fazendo piada. Aí, quando a situação chega a um ponto – previsível, diga-se de passagem – insustentável, o analfabeto político "desperta" para a política. E desanda a fazer críticas que não têm fundamento.

Se não, vejamos:

Proer (alguém aí se lembra dessa vergonha???)

Salário mínimo de R$160,00

Risco-Brasil a mais de 1.000 pontos

Projeto Sivam

Privatização do Sistema Telebrás e da Vale do Rio Doce

Aprovação da reeleição

Nicolalau e o TRT paulista

Os precatórios do DNER

Marka/FonteCindam

O uso da Base de Alcântara pelos EUA

A biopirataria

Sr. Eduardo Jorge...

O rombo (opss) da Sudam

O Fundef, meu Deus, o Fundef

E o apoio a Fujimori??

****************************************************************************
E existe muito mais...esses casos foram os mais recentes, de uns oito anos para cá.

Por isso eu digo que não votei no Lula esperando soluções mágicas. Por que eu não quero soluções mágicas.

O governo do PT está pisando na bola? Sim. Está errando em tudo? De forma alguma.

Não assinei um cheque em branco para o Lula. Sei que vou criticar esse governo, mas também vou saber valorizar seus acertos. Porque eu quero que dê certo. Para mim, como cidadã. Para o país. E sinto vergonha desta oposição, formada de analfabetos políticos, que não hesitam em prejudicar o país em nome de uma supremacia "para inglês ver".

Ah, e antes que alguém toque no assunto: o PT já foi oposição sim. E nem sempre eu concordei com as posturas do partido. Não concordo com a infantilidade do "se você já fez, eu também posso fazer...lálálá...bruuuuu".

Nenhum comentário: