quinta-feira, dezembro 07, 2006

São tantas emoções...

Eu sou professora. Dito assim, parece tão banal. Mas não é. É visceral mesmo.

Agora, eu sou revisora gráfica. Tirei dois tumores das cordas vocais há uns cinco anos, por isso não posso mais dar aulas. Poucas coisas na minha vida doeram mais do que escutar do médico que a minha carreira de professora estava precocemente encerrada. Em um ano afastada dos meus alunos, envelheci uma década. Eu aprendia muito mais de vida com eles do que eles aprendiam de português comigo.

O que mais me faz falta é ver o olhar de um aluno se iluminando quando entende alguma coisa. É um átimo, um momento quase imperceptível. Mas existe. E aquece a alma de uma pessoa pelo resto da vida. Tem gente que passa a vida preocupada em fazer algo que marque o mundo. Mas o mundo é tão grande, e existem tantas formas de marcá-lo. Ouvir de um aluno já formado, profissional, que ele nunca esquece o que você ensinou é um... é uma... eu não sei colocar em palavras o que é.

Trabalhei em colégios particulares, trabalhei na rede pública. Em cada lugar, experiências diferentes, carências diferentes, riquezas diferentes.

Eu sou professora. E escrever isso me enche de orgulho. Sou professora quando alguém aqui do Banco vem me perguntar alguma coisa básica e eu acabo dando uma aula completa. Quando leio com carinho os textos dos meus amigos. Quando aprendo alguma coisa nova, e essa coisa não cabe em mim, e eu tenho que passar essa coisa para alguém urgentemente.

Ai, saudade!...

*************************************************

– Professora, "OBS" é abreviatura de "obsorvente"?
*************************************************

3 comentários:

Anônimo disse...

Ahahahahahaahahahhaha!
Morri de rir da última perguntinha!

Compreendo perfeitamente o prazer e a paixão de ser professora!
Fui locutora durante mais de uma década; e, durante os sete anos em que estive na Rádio Cultura, fui muito, completamente apaixonada pelo que fazia!
Mas as rádios privadas foram minando meu amor... Até que, há cerca de dois anos, comecei a tentar mudar de área. Investi um ano dando aulas e trabalhando em rádio. Até que consegui! E não me vejo, por ora, fazendo outra coisa!
Que bom que não sou só eu que me sinto deslumbrada, seduzida, encantada com a vida de livros e salas de aula!... É um outro universo! Parece que não me falta mais nada!
Saudades, linda! Muitos beijos!

Anônimo disse...

Tia, preciso de aulas particulares aqui em casa. Pago bem. Favor entrar em contato com urgência. Beijos.

Anônimo disse...

Fabby, mas nem uma aulazinha, assim de vez em quando, só para matar saudade?!?