quinta-feira, novembro 03, 2005

“Eu tenho uma grande arte. Eu firo duramente aquele que me fere.”

***********************

Essa frase aí em cima está no início do livro "A Grande Arte", do Rubem Fonseca. Sou suspeita para falar desse autor, porque adoro tudo o que ele escreve. Se eu compartilhasse da intimidade dele, acho que adoraria até a lista de supermercado que ele faz (se é que ele faz lista de supermercado)!

À primeira vista, poderíamos pensar na Lei do Talião (olho por olho, dente por dente), mas é muito mais do que isso. Primeiro, que ele chama essa "qualidade" de arte... aliás, de grande arte. E diz que fere "duramente", ou seja, que fere com mais intensidade do que foi ferido.

Pensei, pensei (alerta laranja!!!!!!) e cheguei à conclusão: eu também tenho essa grande arte. Eu firo duramente quem me fere. E quem me fere, normalmente, sou eu... então, eu entro em uma situação cíclica, ferindo e sendo ferida, como aquela imagem da cobra engolindo o seu próprio rabo.

Muita filosofia para um dia de chuva, não? Culpa da Kilka, que fica me emprestando livros sobre anjos, demônios, Batalha Negra e quetais...

7 comentários:

Anônimo disse...

Concordei com tudo q tu disse...e o ciclo sempre permanece...

Bitoks

Anônimo disse...

Eu tenho culpa?? Afff, já não te encontro mais, não faço mais orgias gastronômicas contigo, mal consigo te rastrear pelo telefone e agora tenho uma culpa nova? Qualé macaca, toma vergonha, hein!!!

Anônimo disse...

Isso se chama vingança... Estou em fuga.
Cris (www.crisb.zip.net)

Anônimo disse...

Oi!
Tem escritores que a gente admira e dá vontade de ficar de frente, conversar, olhar no olho, ser tiete sem vergonha.

MarcosLetras disse...

Olá, só gostaria de esclarecer que esta frase não foi escrita por Rubem Fonseca, mas sim é uma citação à Arquiloco de Paros, poeta lírico grego que viveu na primeira metade do século VII a.C.

Anônimo disse...

A cobra se chama Ourobouros

Anônimo disse...

A cobra se chama Ourobouros.