sexta-feira, fevereiro 11, 2005

Eu não tenho mais idade...

Estou chorando, juro... meu coração está doendo, apertado...

Vai , vai...

Só um gitinho:



Banho de Cheiro, III - Eneida


... No meu tempo de menina, com a borracha alta, as elegantes de Belém mandavam buscar na Europa vestidos especiais para as noites da festa de Nazaré. E desfilavam no Largo, como em passarelas.

S. Jerônimo, Dr Moraes, só em Belém Deodoro é generalíssimo (o exagero amazônico); ruas de minha intimidade; as casas coloniais altas, com azulejos tão belos, pesadas, cheias de janelas, sacadas de ferro trabalhadas, todas falando da Belém colonial. E as mangueiras encarregando-se de dar sombra, faceiras sempre, tão faceiras que adoram a chegada de outubro, momento em que a Prefeitura manda pintar de branco seus troncos. Sempre desejaram ser bailarinas as nossas mangueiras(...)

Tudo nesta cidade onde nasci é parte poderosa, eloqüente na minha vida. Paisagens, personagens, ocorrências (...)

Que importam os limites do Estado do Pará se para mim, ao norte, sul, leste, oeste, ele é todo limitado pelo meu grande amor?

Largo de Nazaré
Texto: Banho de Cheiro, Crônica 3
Autora: Eneida de Moraes
Localização do Marco Visual:
Praça Justo Chermont

Nenhum comentário: